Tipos De Ora O
Braga, 22 de Março de 2014
A oração é o encontro dialogante e íntimo entre a pessoa e Deus. Para isto não importa o local e nem a hora, mas a atitude de abertura, de escuta, a circunstância em que acontece o encontro e o sentido que se dá ao mesmo…
A oração é algo espontâneo que deve acontecer entre a pessoa e Deus, sem muitos ritos e formalidades, isto e, para rezar não é preciso pôr-se de joelhos, juntar as mãos, reclinar a cabeça, fechar os olhos... Embora essas atitudes possam ser importantes, o fundamental, porém, é o sentir com o coração, o colocar-se em atitude de escuta, e perceber o que Deus vai manifestando.
A oração “é um canal de comunicação aberto de forma pessoal, única e exclusiva de cada um de nós com quem nos transcende; é um encontro com o “radicalmente outro”, que, mesmo em silêncio, nos acompanha a cada dia.” (Papa Francisco)
Ação de Graças
Neste tipo de oração, não pedimos nada a Deus… não queremos que Ele nos dê alguma coisa, não pedimos que Ele faça algo por nós. Na Ação de Graças apenas queremos louvar Deus, agradecer-Lhe por tudo o que nos dá, pelas inúmeras bênçãos, pela Sua Misericórdia. No fundo, mostramos a Deus que O amamos.
Um bom exemplo deste tipo de oração aparece no Evangelho de S. Lucas (2:20), que descreve a reação dos pastores quando, no presépio, viram o Menino Jesus: "Então voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por todas as coisas que tinham ouvido e visto, como disseram eles. "
Também no Evangelho de S. Lucas (18:43), o cego que foi curado foi descrito como " glorificando a Deus. " O versículo também diz que todas as pessoas que testemunharam o milagre "deram louvores a Deus.". Fizeram uma oração de agradecimento.
Petição/ Suplica
É importante rezar, estar em comunhão consciente com Deus todos os dias. Santo Afonso, um dos grandes doutores da oração, fala-nos sobre o valor da oração de petição. Ela revela a nossa atitude humilde, mostra que não somos