tipos de momentos
Mecânica é a área da física especializada no estudo do movimento dos corpos que está dividida em três partes:
Cinemática que apresenta o estudo dos movimento dos objetos sem se preocupar com suas causas , estuda também o movimento retilíneo uniforme movimento circular e grandezas vetoriais nos movimentos.
Dinâmica que é o estudo dos movimentos e suas causas, analisando os conteúdos da Lei de Newton.
E Estática que estuda o equilíbrio de um sistema sob a ação de varias forças.
Em física, o momento é uma grandeza que representa a magnitude da força aplicada a um sistema rotacional a uma determinada distância de um eixo de rotação. A unidade SI para o momento é newton vezes metro. O conceito do braço de momento, esta distância característica, é a chave para a operação da alavanca, engrenagens, e muitas outras máquinas capazes de gerar ganho mecânico.
Tipos de momento
Momento binário
É um par de forças que atuam em um corpo, são iguais e, termos de intensidade e direção mas são opostas em sentido, são paralelas. As duas forças produzem um efeito rotativo, designado por momento do binário que produz a rotação do corpo. Pode ser calculado pelo produto do modulo das forças pela distâncias entre elas e é o mesmo em cada exo perpendicular ao plano das forças.
A expressão do momento do binário é: M = F x r, onde M é o momento do binário expresso em Newton por metro, F é o modulo das forças expresso em Newton e r a distancia perpendicular entre as forças, expressa em metros.
A força resultante de um binário é nula e como consequência o corpo não altera sua posição.
Um exemplo do binário é o uso da chave de fenda. Ela recebe a ação de duas forças de mesma intensidade, direção e sentidos opostos. Ao girarmos a chave para apertar um parafuso, as forças simétricas existentes em relação ao eixo de rotação formam o binário, e o torque desse binário possibilita o giro da chave de fenda.