Pais na adolecencia
A prevenção ainda é a melhor atitude para evitar situações com o essa. Para isso, meus caros professores, o jovem precisa entender que a prevenção da gravidez pode e deve ser uma preocupação dele também, não apenas da garota.
A única forma do garoto não correr o risco de ser pai num momento em que não pode e nem deve ter um filho, é usando camisinha em todas as relações sexuais. Se ele depositar este controle na mão da sua namorada, é ela quem vai decidir este momento. E esse pode não ser exatamente o momento que ele deseja. Portanto, o nosso papel como educador é desenvolver em nossos alunos a motivação e a habilidade para usar o preservativo.
Para trabalhar a motivação, o melhor caminho que identifiquei ao longo de minha experiência foi mostrar para os alunos, principalmente aqueles que já estão no ensino médio, o impacto que a gravidez pode trazer nos seus sonhos e projetos de vida.
Uma experiência que confirma isto é o projeto Vale Sonhar que desenvolvi com a equipe do educacional do Instituto Kaplan. Embora voltado para meninas e meninos do Ensino Médio, pudemos perceber que a conscientização dos meninos pode ter resultados mais efetivos do que nas meninas.
Incentive o uso do preservativo
E quanto a habilidade para usar a camisinha, a dica é sugerir que eles aproveitem o momento em que estão se masturbando para treinar a colocação do preservativo. Este momento em que eles estão sozinhos, sem sofrer nenhum tipo de pressão externa, é perfeito para aprender a lidar com a camisinha. Nos depoimentos que tenho ouvido dos garotos, só usa camisinha na relação sexual aquele que já automatizou o processo de colocação e não precisa pensar em como colocar o preservativo na hora “H”
A prevenção é a melhor opção
A prevenção ainda é a melhor atitude para evitar situações com o essa. Para isso, meus caros professores, o jovem precisa entender que a prevenção da gravidez pode e deve ser uma preocupação dele também, não apenas da