Consultoria Interna e Externa
Segundo Orlickas 2001 “A Consultoria é a atividade de Recursos Humanos onde são utilizadas atividades de apoio, orientação e supervisão para as demandas organizacionais’’ .
MODALIDADES DE CONSULTORIA
A consultoria para a Gestão de Pessoas, assim como a consultoria nos demais setores, podem assumir modalidades diferentes, tais como (Orlickas, 1998) :
Consultoria organizacional;
Consultor autônomo;
Consultor associado;
Consultor exclusivo;
Consultor interno.
CONSULTORIA INTERNA
O consultor interno normalmente é um funcionário da empresa cliente. Faz parte da estrutura organizacional e está inserido em sua cultura e valores. A consultoria interna tem como definição uma atividade meio, orientada para suporte às atividades fins que envolvem mudança, conhecimento técnico, pesquisa e desenvolvimento, tendo como conjunto de atividades desenvolvidas por um consultor de RH que ajuda o seu cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem em seu ambiente. OBJETIVOS
Atuar principalmente com o foco interno, no plano individual através da analise de papéis profissionais e planejamento de carreira, como também nas abordagens do processo nas relações interpessoais, como também através de dinâmica de grupos com pequenos grupos e equipes. Dentro de uma área de recursos Humanos, a consultoria interna pode ser organizada de forma que cada consultor seja responsável por todo o processo das áreas ou dos cargos de sua responsabilidade. Para isto, é necessário que a empresa disponha de profissionais especializados e preparados para esta função.
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Conhecimento da Cultura
Organizacional da empresa.
Resistências internas.
Conhecimento dos aspectos informais. Envolvimento com funcionários.
Enriquecimento da função.
Menor grau de liberdade.
Rapidez na resolução de problemas. Competições internas.
Diminuição de custos.