TIPOS DE MODAIS
Transporte adequado para mercadorias de alto valor, ou os quais necessitem de urgência para serem entregues.
As vantagens são a rapidez e segurança na locomoção das cargas.
Porém a desvantagem, deste modal é seu custo elevado, além da capacidade de carregamento ser menor.
Ferroviário 4
Os ferroviários transportam quantidades maiores de carga e não estão sujeitos a congestionamentos.
Suas vantagens mais notáveis seria que é um transporte adequado a longas distâncias e principalmente grandes quantidade de peso.
Já as desvantagens é que é pouco flexível em seu trajeto, não podendo parar entre um lugar e outro.
Rodoviário 5
Este é o mais utilizado no país, e é feito por rodovias, estradas, ruas e outros, transporta objetos pequenos, pessoas, animais, etc.
Tem grandes vantagens como a adequação para curtas e médias distancias, menor exigência de embalagens, além de agilidade.
Porém aumenta o preço conforme a distância, seu espaço é mais limitado, e sujeito ao conjestionamento do trânsito, podendo se atrasar.
Aquaviário 2
Transporte através de barcos, navios, entre outros, via oceano, mares, rios, lagos, etc.
Este meio é lento, e sofre influências meteorológicas.
Transporta principalmente produtos de baixo valor agregado e que não seja perecível, sendo um meio relativamente barato.
Ductoviario 3
É uma modalidade na área dos equipamentos urbanos, destacando-se na distribuição de água à população e na captação de esgotos, além de transportar petróleo e seus derivados, álcool, gás e produtos químicos, sendo realizado no interior de uma linha de tubos ou dutos diversos por distâncias longas.
As vantagens, são que permite deslocamento de grandes quantidades de maneira segura, dispensam armazenamento e tem menores possibilidades de roubo.
A grande desvantagem é que qualquer rompimento pode causar acidentes ambientais, além de exigirem altos custos de implantação.