10 Novas competências
Na essência do ser professor/educador, outra proposta implementada pela disciplina foi o estudo das Competências para o ensinar. Nesse sentido, nos foi apresentado a obra de Philippe Perrenoud (2000), chamada ''10 Novas Competências para Ensinar''.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA ENSINAR
Fonte: Google imagens
O livro em questão é de autoria de Philippe Perrenoud, sociólogo suíço e referência para os educadores, em virtude de suas ideias pioneiras sobre a profissionalização dos professores e a avaliação de alunos. Perrenoud é doutor em sociologia e antropologia, professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra e diretor do Laboratório de Pesquisas sobre a Inovação na Formação e na Educação (Life), também em Genebra. Escreveu 10 Novas Competências para Ensinar; Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza, entre outros.
Particularizando as 10 Novas Competências para Ensinar, vale destacar que o autor aborda a prática do professor de modo concreto, salientando as competências que contribuem para aprimorar a atividade docente. Além disso, nos remete a reflexão pedagógica e da pesquisa em educação. De forma didática, o livro foi agrupado em dez competências relacionadas ao contexto de ensinar. As competências demonstradas na obra, sinalizam para transformar a realidade da prática e profissão do educador.
Nesse contexto, ressaltam-se as 10 competências que foram contempladas, cada uma, com um capítulo, e tiveram como objetivo geral contribuir para a formação e prática docente, promovendo o debate para efetivar estratégias de inovação.
Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
Administrar a progressão das aprendizagens;
Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação;
Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
Trabalhar em equipe;
Participar da administração da escola;
Informar e envolver os pais;
Utilizar novas tecnologias;