tipos de memoria
A memória influência em inúmeros processos mentais complexos, como a linguagem, a escrita, a inteligência, a criatividade, etc.
Memória sensorial é a capacidade dos nossos sentidos, visuais e auditivos .
Esta memória é muito rápida (menos de segundo), escapando muitas vezes, à nossa consciência.
Memória a curto prazo
Também chamada memória de trabalho, refere-se à informação relevante unicamente para o momento actual, porém irrelevante a longo prazo.
Ex: As ordens do patrão ou as tarefas que fogem à rotina. Esta pode durar entre segundo a horas.
Memórias semânticas
É a memória responsável por arquivar o nosso conhecimento da realidade traduzido em palavras. A maioria dos casos de amnésia não é afetada, visto isto, podemos esquecer quem somos, mas sabemos que a mesa chama-se “mesa” ou que o gato chama-se “gato”.
Memória episódica
Refere-se a onde guardamos toda a nossa experiência de vida.
Lembrarmo-nos de momentos passados isso deve-se à memória episódica. É a principal responsável pelas novas aprendizagens. Vendo ou vivendo algo uma vez, podemos ter acesso a elas as vezes que desejarmos.
Memória processual
Onde guardamos, as aprendizagens mais ou menos automáticas, fugindo à consciência. Essencialmente aptidões e processos motores, como escrever ou andar de bicicleta. Ninguém pensa na sequencia de movimentos que temos de executar, para que consigamos andar de bicicleta, nem se consegue descrever através de palavras como se faz. É algo automático, que foge à nossa consciência, por isso não precisamos de pensar para fazer. Alguns autores defendem ainda uma memória muscular, como a sequência de movimentos musculares na elaboração de determinada tarefa, como lançar uma bola, fazer uma drible, etc.
Memoria visual/auditiva
Capacidade de retermos imagens ou sons a longo prazo. Especialmente desenvolvida em artistas, pintores, desenhadores ou músicos e cantores. Não é difícil identificar uma imagem ou som conhecido,