Trabalho
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - DCH
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Administração Estratégica
Fichamento
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Manual de Gestão da Estratégia do Sistema Indústria. Brasília: CNI, 2008
A estratégia organizacional tem sido objeto de estudos de vários pesquisadores que, adotando pontos de vista variados, abordam sua importância para a sobrevivência das organizações e para a manutenção de sua capacidade competitiva, garantindo seu posicionamento e fornecendo estrutura e embasamento consistentes, para que alcancem a liderança de mercado em seu setor de atuação.
Surge, assim, a necessidade de definir sistemas de gestão da estratégia que suportem sua implementação. Entre os existentes, destacam-se o Balanced Scorecard (BSC). O BSC é um sistema de gestão que demonstra o conjunto de objetivos estratégicos da organização, com indicadores de desempenho vinculados, balanceados em diferentes perspectivas e ligados por relações de causa e efeito. Aos objetivos traçados está vinculada uma série de iniciativas estratégicas que versam acerca das ações prioritárias da organização para determinado período, as quais, necessariamente, referem-se à inovação, sejam implementadas por meio de projetos ou pela definição de ações de melhoria.
O manual (Manual de Gestão da Estratégia do Sistema Indústria, 2008) retrata com prioridade o histórico de desenvolvimento da estratégia no Sistema Indústria, o modelo de gestão e as diretrizes que o compõe o papel das áreas envolvidas no processo de gestão da estratégia.
O manual elucida a importância da organização ser orientada para estratégia, tendo como característica o alinhamento e convergência de seus processos e gestão da mesma. Ou seja, trata-se de uma organização cujo maior direcionador é o alcance de sua visão de futuro e resultados relacionados. Uma organização que compreende que todas as suas atividades rotineiras e suas iniciativas