Dicas de Gramática
Fonética
Morfologia
Sintaxe
Morfologia- (gr. Morphê = figura + logia = estudo) é a parte que estuda a palavra em si. Trata das palavras quanto a sua estrutura e formação; quanto as suas flexões e quanto a sua classificação. .
Se observarmos todas as palavras que formam nosso idioma, notaremos, quanto a idéia que encerram, que elas se distribuem em dez grandes grupos, denominados classes. Classes são, pois, os diversos grupos em que estão distribuídas as palavras do idioma segundo a idéia que indicam. São elas:
Substantivo,Artigo,Adjetivo,Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição
Classes variáveis – substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome e verbo.
Classes invariáveis – advérbio, preposição, conjunção e interjeição.
Sintaxe – ( do gr. Syntáxis = arranjo) é a parte que estuda a palavra não em si, mas com relação às outras que com ela se unem para exprimir o pensamento. Se a fonética e a morfologia estudam a palavra, a sintaxe estuda a frase, quer completa quer incompleta.
Não se esqueçam: A análise morfológica considera a palavra em si, já a análise sintática considera a palavra com relação às outras que se acham na mesma oração.
ANÁLISE SINTÁTICA: ORAÇÃO - Estrutura de sentido completo ou incompleto, organizada em torno do verbo. PERÍODO – É uma ou mais orações que formam sentido completo. O fim do período é geralmente indicado pelo ponto final, tendo igual função o ponto de exclamação e o ponto de interrogação quando equivalem ao ponto final. Dessa forma: -as palavras formam frases -as frases formam orações -as orações formam o período -os períodos formam o discurso.
LEMBRE-SE -Nem toda frase é uma oração, assim como nem toda oração é uma frase.
TERMOS DA ORAÇÃO
A) Essenciais Sujeito, Predicado (Predicativo)
B) Integrantes
Complemento Verbal
Complemento nominal
Agente da passiva
C) Acessórios: