Tipos de Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
30/03/2007
Criatividade é um ponto altamente requerido em Marketing, permitindo que a organização obtenha vantagens sobre a concorrência, chame a atenção de uma forma inovadora e crie um Valor mais perceptível para o consumidor em seus produtos e serviços.
Muitas estratégias podem ser utilizadas em uma campanha, todas envolvem conhecimento, disciplina e dedicação do profissional de Marketing.
Com a concorrência diminuindo cada vez mais as diferenças entre os produtos, percebe-se que a originalidade é um dos pontos fortes a serem explorados pelas organizações que desejam manter uma fatia de mercado ou aumentá-la ao encontrar uma oportunidade de mercado disponível antes da concorrência.
Os fatores que levam a gerar ideias novas são requisitos mínimos nos dias atuais, a utilização de ferramentas antes desprezadas faz com que as organizações ampliem seu campo de visão e permitam-se absorver mais dados.
A exigência dos consumidores acaba trazendo para dentro da empresa a necessidade de criar produtos e serviços que atendam plenamente os desejos e necessidades observados e conhecidos, da mesma forma com que se pode surpreender o consumidor com um produto ou serviço que supere suas expectativas.
Como o ciclo de vida dos produtos encerra-se cada vez mais rapidamente, percebe-se que a geração de produtos mais simples, quanto ao uso, torna-se um dos principais fatores que agregam Valor para os consumidores.
Os padrões, antes obrigatórios para todos os produtos de mesmo Segmento, atualmente são motivos de comparação e escolha, os atributos têm um papel importante e auxiliam na hora da escolha do consumidor.
Além de gerar um produto, teoricamente inédito, também é percebida a funcionalidade do equilíbrio dos 4 P´s, permitindo que o consumidor perceba as características, atributos e Valor de maneira clara e de fácil compreensão.
Algumas vezes a criatividade pode não ser percebida pelos olhos do consumidor, há muitas