Tipos de Mapas
1 – Mapa Temático : Mapas temáticos são representações de informações sob uma perspectiva geográfica, transformando o Espaço-Território em elemento de análise espacial de dados, apresentando informações extremamente especializadas. Ao elaborar um mapa temático, os cartógrafos têm que encontrar fontes de informações precisas e atualizadas para uma série de fenômenos sociais e ambientais. É utilizada uma variedade de fontes para melhor generalizar a característica que se deseja mostrar. Por exemplo, para um mapa de densidade populacional, a cada 10 anos há um censo em dado país. Os dados do novo censo serão disponibilizados para o público e será possível, então, receber as novas informações e fazer novos mapas a partir delas.
2 – Mapa Físico: Os mapas físicos são mais utilizados para descrever as características físicas, visíveis e significativas da superfície da terra, tais como acidentes geográficos diversos, como planícies, montanhas e desertos, até corpos de água, como rios, lagos e oceanos. Assim como nos mapas políticos, as linhas de longitude e latitude, as fronteiras dos países e das grandes cidades podem ser representados, mas não necessariamente.
- Características do mapa físico
Diferentes cores, linhas, tintas, sombreamentos e elevações pontuais são usados em mapas físicos para que você possa facilmente diferenciar as formações e as elevações da superfície da Terra. Uma legenda de elevação no mapa lhe diz, por exemplo, que uma área verde representa uma terra que está no nível do mar e uma área em laranja tem uma altitude acima de 3.000 metros. A cor azul ajuda