Tipos de lubrificação
Lubrificação é o processo ou técnica utilizada na aplicação de uma camada chamada lubrificante com a finalidade de reduzir o atrito e o desgaste entre duas superfícies sólidas em movimento relativo, separando-as parcialmente ou completamente. Além de separar as superfícies, a camada também tem a função de retirar do sistema o calor e detritos gerados na interação das superfícies. Esta camada lubrificante pode ser constituída por uma variedade de líquidos, sólidos ou gases, puros ou em misturas.
Lubrificação
A lubrificação consiste na redução do atrito mediante a aplicação de um lubrificante. O atrito pode manifestar-se de duas formas: como atrito de deslizamento e como atrito de rolamento. O atrito de rolamento é bem menor que o atrito de deslizamento. As principais funções dos lubrificantes, nas suas aplicações industriais, podem ser resumidas a seguir:
(i)Controle do atrito: Transformando o atrito sólido em atrito fluido, reduzindo assim a perda de energia; (ii)Controle do desgaste: Reduzir ao mínimo o contato entre as superfícies, origem do desgaste;(iii)Controle de temperatura: Absorvendo o calor gerado pelo contato de superfícies; (iv)Controle da corrosão: Evitando que a ação de ácidos destrua os metais; (v)Amortecimento de choques: Amortecendo o choque entre os dentes das engrenagens; e (vi)Vedação: Impedindo a saída de lubrificantes e a entrada de partículas estranhas (função das graxas) e a entrada de outros fluidos ou gases(função dos óleos nos cilindros de motores e compressores).
Tipo de lubrificação
Segundo Shigley (1994), existem cinco formas distintas de lubrificação: (i) Lubrificação hidrodinâmica; (ii) Lubrificação hidrostática; (iii) Lubrificação elastohidrodinâmica; (iv) Lubrificação limite; e (v) Lubrificação de filme sólido;
Lubrificação hidrodinâmica
A lubrificação hidrodinâmica é aquela que ocorre em mancais de deslizamento. As superfícies domancal que suportam as cargas