Tipos de linguagens
LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
Linguagem e comunicação
“Quando se analisa a linguagem publicitária quase sempre se fala em manipulação. Devem considerar que, na realidade, a linguagem publicitária usa recursos estilísticos e argumentativos da linguagem cotidiana, ela própria voltada para informar e manipular. Falar é argumentar, é tentar impor. O mesmo se pode dizer da linguagem jornalística, dos discursos políticos, da linguagem dos tribunais (...). Em todos esses casos, há uma base informativa que, manipulada, serve aos objetivos do emissor. A diferença está no grau de consciência quanto aos recursos utilizados para o convencimento e, nesse sentido, a linguagem publicitária se caracteriza pela utilização racional de tais instrumentos para mudar (ou conservar) a opinião do público-alvo.” Nelly de Carvalho, no livro Publicidade – a linguagem da sedução.
A linguagem tem diferentes funções
CONTEXTO
MENSAGEM
REMETENTE----------------------------------------------------------DESTINATÁRIO
CONTATO
CÓDIGO
Ao elaborarmos uma mensagem, dependendo da nossa intenção, do sentido que quisermos dar a ela, podemos enfatizar um dos fatores acima, definindo o seu caráter. Daí resultam as funções da linguagem. Roman Jakobson montou um esquema das funções da linguagem que corresponde ao dos elementos necessários à comunicação:
REFERENCIAL
POÉTICA
EMOTIVA--------------------------------------------------------------------CONATIVA
FÁTICA
METALINGÜÍSTICA
Em uma mesma mensagem verbal podemos reconhecer quase sempre mais de uma função, embora uma delas prevaleça. Como afirma Jakobson:
“Embora distingamos seis aspectos básicos da linguagem, dificilmente lograríamos encontrar mensagens verbais que preenchessem uma única função. A diversidade reside não no monopólio de algumas dessas diversas funções, mas numa