Tipos de liderança
Um dos principais capitais de uma organização são as pessoas que nela trabalham, pois sem a atividade humana dentro de qualquer organização não há trabalho. Dentro de uma organização sempre existem os líderes, sejam eles formais ou informais. Na concepção mais utilizadas, existem 3 tipos básicos de liderança:
A liderança autocrática: na qual são passadas apenas ordens de como as atividades devem ser realizadas sem a participação do restante do grupo liderado. Nesse tipo de liderança o líder é dominador, acompanha diretamente o trabalho e faz críticas pessoais de acordo com os resultados. Lidera de acordo com o cargo que ocupa.
A liderança democrática: na qual as tarefas são discutidas pelos integrantes do grupo com o acompanhamento do líder. Seu comportamento costuma ser imparcial, e ressalta o resultado, não o empregado.
A liderança liberal: onde existe maior liberdade na divisão e realização das tarefas e tem participação mínima do líder. Faz comentários sobre o trabalho raramente e só quando solicitado. É visto como um amigo dos outros trabalhadores, e costuma deixar a coisas irem acontecendo.
A denominação dada às pessoas dentro da organização reflete o grau de importância que elas têm dentro da mesma. É comum ser influenciada pelo tipo de liderança dentro da organização. Como por exemplo, são chamadas de funcionários ou empregados por um líder que se preocupa mais com a produtividade do que com o empregado. Como colaboradores se o líder da organização tem uma visão mais moderna humanista da participação da pessoa dentro da organização. E também pode-se referir a pessoa como capital humano, talento humano, entre outros, se o líder vê a pessoa como peça fundamental para a sobrevivência e funcionamento da organização.