Tipos de impactos causados pelas garrafas PET
Os impactos gerados pelo consumo das garrafas PET atualmente são bem elevados. Existem impactos diretos, causados pelo ciclo produtivo da embalagem PET, impactos indiretos causados pelo transporte da garrafa até o local de consumo, e os impactos do pós-consumo, pelo descarte da embalagem (lixo). Atualmente o custo destes impactos causados ao meio ambiente não está embutido no preço que é cobrado pela garrafa.
Impactos diretos do ciclo de vida da garrafa PET.
Os impactos diretos das embalagens englobam todo o ciclo de vida da produção da garrafa.
• A extração de petróleo
• Fazer pré-formas
• Produção e lavagem de garrafas
• Preenchimento
Tomando em consideração os recursos naturais necessários, a energia, a água, as emissões de CO2(dióxido de carbono). Além destes impactos ambientais devem ter em conta que:
• 90% do custo da água engarrafada é baseado na garrafa
• 80% das garrafas de plástico não são recicladas.
• Leva 24 milhões de litros de petróleo para produzir mil garrafas de plástico.
IMPACTOS INDIRETOS
Os impactos indiretos são causados principalmente pelo transporte da garrafa seu local de consumo. Os transportes causam emissões atmosféricas, principalmente de CO2 (dióxido de carbono), que é responsável pelo agravamento do efeito estufa (aquecimento global).
IMPACTOS DO PÓS-CONSUMO
Os impactos do pós-consumo são causados pelas garrafas que são descartadas diretamente na natureza, isto causa um problema muito grave em que as garrafas não têm destinação adequada, geralmente vão parar nos rios, agravando a poluição da água e o problema das enchentes. O plástico demora mais de 100 anos para se decompor e pode causar até a perda de biodiversidade. Fragmentos de plástico podem ser consumidos por animais que os confundem com comida, levando-os à morte. Além disso, problema crônico de falta de espaço para dispor do lixo, o custo da coleta dos resíduos é cada vez mais alto.