Tipos de funções existente na construção civil
Arquiteto: ponto de partida em qualquer obra, é o responsável por decidir como o trabalho será realizado. É ele quem faz todos os projetos necessários, como os estudos preliminares e a planta com detalhes sobre instalações elétricas e hidráulicas.
Engenheiro: é o executor dos projetos desenvolvidos pelo arquiteto. Chefia a equipe e orienta todos os profissionais que trabalham no local.
Mestre de Obras: é quem planeja todas as atividades. Organiza e controla a montagem e instalação dos equipamentos, assim como o lançamento dos cabos nas linhas de transmissão. Além disso, o Mestre de Obras fiscaliza o andamento da construção, cuida para que os prazos sejam cumpridos e o resultado final entregue conforme o combinado.
Encarregado Geral tem funções bem parecidas com as executadas pelo Mestre de Obras e, em alguns casos, pode até substituí-lo. Então cuidado para não cair no “conto do vigário” e acabar pagando por dois profissionais que vão realizar o mesmo serviço.
Pedreiro: é aquele que literalmente coloca a mão na massa. É o operário, que cuida da alvenaria e faz todo o acabamento. O pedreiro é o construtor responsável por dar forma à cara que o seu lar passará a ter.
Servente e Auxiliar de Pedreiro: como o próprio nome diz, auxilia o pedreiro. É o profissional que fica com o trabalho mais pesado. Na hora da quebradeira, de carregar todo o entulho e de organizar os materiais, pode ter certeza que será o servente de pedreiro quem fará este serviço. Nas horas vagas é ele quem ajuda os operários nas execuções da obra.
Carpinteiro: este é quem cuida dos materiais de madeira na construção. monta formas, como tapumes, andaimes, distribuição dos cavaletes e outras peças usadas na construção.
Armador: responsável pelas ferragens na obra, faz operações como moldar, cortar e dobrar as estruturas, armações e vergalhões, além de fixar os estribos e montar gabaritos para corte e barras em geral.
Além destes