Pesquisa
1.MERCADO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO CIVIL NA ATUALIDADE 04
1.1. O PROFISSIONAL 04
1.2 ENGENHARIA E SOCIEDADE 05
1.3. ÁREA DE ATUAÇÃO 05
1.4. EMPREGABILIDADE E SALÁRIO 07
1.5. PERSPECTIVAS 07 REFERÊNCIAS 09
1. MERCADO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO CIVIL NA ATUALIDADE
1.1 O profissional
O Engenheiro civil é o profissional que dedica-se à área de construções, sejam elas de edifícios, pontes, residências, redes hidráulicas, túneis, viadutos, etc. Para isso o mesmo realiza estudos e projetos, supervisiona e fiscaliza cada uma destas obras. As funções do engenheiro civil estão intimamente relacionadas com cálculos, desenhos, medições, análise de materiais brutos, como: pedra, madeira, terra, calcário, etc buscando um resultado final em estruturas, úteis para todos os seres, porém, nunca esquecendo-se de pesquisar menores custos e maiores condições de segurança.
É necessário que o engenheiro civil aprofunde-se em matemática, ciências, e ainda deverá possuir uma mente que crie soluções novas, onde muitas vezes aparentemente não vislumbram-se opções favoráveis ao que se almeja construir.Além disso, deverá aguçar o seu senso de responsabilidade, e conhecimento para aquilo em que está concentrado o seu trabalho, pois estruturas formadas deverão estar preparadas para suportar terremotos, vendavais, furacões, mudanças de temperatura, e vários outros fatores inerentes às construções.
Para desenvolver-se na profissão, o profissional que almeja tornar-se um engenheiro civil deverá formar-se primeiramente em um curso de graduação superior de Engenharia Civil com duração média de cinco anos. Atualmente as empresas em geral exigem o domínio da língua inglesa e em informática, sendo imprescindível qualificação técnica de qualidade, conhecimentos gerais, e como é de praxe em todas as profissões, a atualização constante na área, através de cursos, palestras, jornais revistas e livros especializados. Quanto à grade curricular