Tipos de Fundações
LUDMILA MAURÍLIA MIRANDA
FUNDAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
BELO HORIZONTE
2015
FEAD - CENTRO DE GESTÃO EMPREENDEDORA
LUDMILA MAURÍLIA MIRANDA
FUNDAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
BELO HORIZONTE
2015
Sumário
01- INTRODUÇÃO
02- FUNDAÇÕES RASAS
03 - FUNDAÇÕES PROFUNDAS
04 - CROQUÍ
05- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Introdução
As fundações na construção civil são essenciais ao processo de uma edificação, que inicia-se pela sondagem do terreno onde a mesma será erguida. A sondagem identifica as camadas do solo e sua resistência para que o engenheiro possa se orientar qual será a melhor fundação para o projeto solicitado.
Ela tem a finalidade de transmitir as cargas da edificação para o solo, o ideal é sempre comparar a profundidade de camadas do solo e a carga necessária da edificação.
Dentro os tipos de fundação, temos as profundas e as rasas, que utilizam-se de métodos com estacas pré moldadas, estacas escavadas, estacas hélice, estaca metálica, estaca areia, brita compactada, estaca trado, tubulão, entre outros tipos.
02- FUNDAÇÕES RASAS
As fundações rasas ou diretas são empregadas na obra quando a resistência de embasamento pode ser obtida no solo superficial, a profundidade tende a variar entre 1,0 e 3,0 metros. Neste caso utiliza-se os alicerces ou sapatas.
Para a execução da obras alguns fatores devem ser considerados, segundo o site Portal Educação, estes procedimentos são essênciais para o sucesso do empreendimento.
"Executar o escoramento adequado na escavação das valas com profundidades maiores que 1,5 m, quando o solo for instável;
• consolidar o fundo da vala, com a regularização e compactação do material;
• executar o lastro de concreto magro, para melhor distribuir as cargas quando se tratar de alicerces de alvenaria de tijolos ou pedras, ou proteger o concreto estrutural, quando se tratar de sapatas;
• determinar um sistema de drenagem para