Tipos de epi utilizados em cozinha
1) Processo da biomassa de banana verde: Selecionar as bananas verdes em esteiras, de preferência que estejam sem nenhuma forma de amarelamento já que isso indica o aumento da frutose e a diminuição do amido, e fazer o descarte dos resíduos em local adequado, depois de escolhida a bananas seguem em esteiras para obtenção da polpa e pesagem em tanque, e feito a lavagem e o enxague no mesmo tanque. Após o enxague vem a etapa de moagem e cozimento por algum tempo em temperatura determinada que vira uma massa até a gelatinização, que após e feito o resfriamento para depois fazer o envase em um silo esperando outras etapa do processo.
2) Processo da emulsão
Selecionado as matérias-primas óleo de girassol, leite semidesnatado, açúcar, sal, amido modificado, vinagre e os aditivos em tanques silos. O amido modificado, o sal e o açúcar são dosados e pesados por gravidade para os tanques misturador e para uma pré-mistura onde será dosado o leite ( sem lactose).
Após a pré–mistura a massa de amido será Transferida através de uma rosca rotativa a um moinho coloidal para homogeneização, evitando a formação de grumos na massa. Em seguida, a massa será transferida através de uma rosca rotativa a um trocador de calor para o cozimento o amido com temperatura variada entre 75°-85°C. A temperatura e tempo de cozimento vão depender da resistência do amido com temperatura variando entre gelatinização da massa e então a massa será transferida para outro trocador de calor com a função de resfriar com temperatura entre 28°C. Em seguida, Será transferida para o processamento da emulsão.
Nesta fase em um tanque misturador é dosado a biomassa de banana verde, as especiarias e novamente o leite semidesnatado (sem lactose) de onde se realizará a primeira mistura, em seguida será dosado através de bombas o açúcar diluído, salmoura, o leite e o vinagre, onde segue para última fase.
As misturas das duas fases se encontram, nesta etapa