Trabalhos
Típicas questões no dia a dia levam a tomadas de decisão, como. O uso do cinto de segurança realmente protege o motorista em caso de acidente? A produção industrial tem influência no aumento dos preços? A introdução de uma nova tecnologia diminui o custo da fabricação do produto? Qual o melhor investimento a ser feito numa empresa?
As respostas das perguntas podem ser facilmente respondidas, mas estão sujeitas a erro, para respondê-las de forma praticamente exata, utilizamos a estatística, que nos permite obter dados de informação e com isso teremos o mínimo de risco possível.
Na indústria, técnicas simples são utilizadas para que a qualidade dos produtos possa ser mantida dentro do padrão. Entre outras áreas podemos afirmar que a estatística também está presente na previsão de acidentes do trabalho, no planejamento de manutenção de máquinas, no desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos, na avaliação de desempenho das operações, no controle de qualidade e quantidade e no planejamento industrial, entre outras áreas da indústria.
Um dos métodos mais utilizados na área industrial é o Controle Estatístico de Processo (CEP). O CEP é uma técnica estatística que tem como o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico eficaz na prevenção de falhas e defeitos, identificando suas causas em tempo real, e que com isso tem o aumento na produtividade da empresa, evitando desperdícios de produtos e de matéria prima.
Contudo a estatística criou uma importância significativa e indispensável não só na área de Produção Industrial como em tantas outras