TIPOS DE DNA
Sendo que, nas duas primeiras formas, a hélice gira para a direita, e a diferença entre elas está na distância necessária para fazer uma volta completa da hélice e no ângulo que as bases fazem com o eixo da hélice.
O DNA do tipo A tem a forma mais curta e mais grossa, e para completar uma volta na hélice são necessários 11 pares de bases; enquanto no DNA do tipo B são necessários 10 pares de bases para completar uma volta na hélice, além disso, a dupla hélice é mais longa e mais fina.
Em solução, geralmente o DNA assume a conformação B. Quando há pouca água disponível para interagir com a dupla hélice, o DNA assume a conformação A-DNA.
A forma Z-DNA apresenta seu sentido de rotação para a esquerda. Esta conformação é mais alongada e mais fina do que o B-DNA.
Para completar uma volta na hélice são necessários 12 pares de bases. O DNA, em solução com altas concentrações de cátions, assume a conformação Z-DNA.
Em eucariotos o DNA tende a assumir a conformação Z-DNA devido a metilação do DNA.
Na dupla hélice as duas fitas de DNA estão em direção opostas, isto significa que são antiparalelas.
O termo antiparalelas deve-se ao fato de que uma das fitas tem a direção exata da sua síntese (5'→3') enquanto que a outra está invertida (3'→5').
Esta conformação em fitas antiparalelas levará à necessidade de mecanismos especiais para a replicação do DNA.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado