Dna: estrutura e função
* DNA: Estrutura e Função
Nos seres vivos existem dois tipos de ácidos nucléicos: o DNA e o RNA, onde ambos são compostos pelas mesmas unidades nucleotídicas.
Neste capítulo vamos falar somente do DNA, pois o próximo capítulo falará somente do RNA.
Um nucleotídeo é formado por três moléculas: um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.
Figura X: Estrutura de um nucleotídeo
Dentro desta estrutura pode ainda ocorrer variações como no grupo das pentoses, que se for um DNA é uma desoxirribose e no caso do RNA uma ribose. Também varia na base nitrogenada podendo ser uma purina (adenina e guanina) ou pirimidina (citosina e timina/uracila). E essas bases são complementares umas das outras, assim temos a base púrica adenina que se liga as bases pirimídicas uracila/timina enquanto a base guanina se liga unicamente à citosina, e vice e versa.
O DNA é formado por duas fitas que se entrelaçam uma na outra formando uma espiral semelhante à de um caderno podendo conter milhares de nucleotídeos. Essas cadeias se mantêm juntas por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas: adenina com timina e citosina com guanina. Vale lembrar que a ligação AT possui dupla ligação e CG possui tripla ligação, em conseqüência disso o par CG é mais estável do que o par AT. Além das pontes de hidrogênio as ligações hidrofóbicas também estabilizam a espiral como um todo. As bases ligam-se ao carbono 1 da pentose por ligações glicosídicas.
Nos genes estão todas as informações biológicas de um organismo, que devem ser passadas para seus descendentes, ou até mesmo na produção de células filhas na proliferação celular. A descoberta da dupla hélice permitiu responder muitas perguntas sobre duplicação do DNA e transmissão de genes.
A molécula de DNA possui várias funções como produção de proteínas, é onde o material genético fica armazenado e, como principal função tem a replicação, que será discutida em um tópico mais a frente.
* Desnaturação e