Estrutura cromossomo
As células humanas contém 6 bilhões de pb de DNA, que, esticados, dariam cerca de 1,8m de ponta a ponta, portanto, as moléculas de DNA tem que ser muito compactadas para se ajustar a espaços tão pequenos. A Estrutura Terciária do DNA é a
SUPERHELICOIDIZAÇÃO
a) DNA no estado relaxado. O menor estado de energia para o DNA B é quando ele tem 10pb por giro de hélice. Então um trecho de100pb teria cerca de 10 giros completos.
A superelicoidização é baseada nas
TOPOISOMERASES, que são enzimas que adicionam ou removem rotações na hélice do
DNA, quebrando temporariamente os filamentos nucleotídicos, girando as pontas uma ao redor da outra e então reunindo as pontas quebradas.
A maior parte do DNA celular é negativamente superhelicoidizada, o que facilita a separação dos filamentos nucleotídicos durante a replicação e transcrição e permite que o DNA seja embalado em pequenos espaços. ESTRUTURA DA CROMATINA
O DNA eucariótico está intimamente associado á proteínas, criando a
CROMATINA, que se divide em:
EUCROMATINA: sofre o processo de condensação e descondensação no ciclo celular. Constitui a maioria do material cromossômico.
HETEROCROMATINA: permanece em estado de alta condensação durante ciclo celular. É encontrada nos Centrômeros e nos Telômeros.
ESTRUTURA DA CROMATINA
As proteínas mais abundantes na cromatina são as HISTONAS.
São relativamente pequenas, de carga positiva e de 5 tipos:
H1, H2A, H2B, H3 e H4
Têm alta % de arginina, lisina e aa de carga positiva, e estas atraem as cargas negativas dos fosfatos do DNA, o que matem o DNA em contato com as
HISTONAS.
A cromatina tem uma organização complexa:
• NUCLEOSSOMO: consiste em DNA enrolado cerca de duas vezes ao redor de um octâmero de histonas (H2A, H2B, H3 e H4).
•CROMATOSSOMO: nucleossomo + H1. A H1 ajuda a fixar o DNA no lugar, agindo como um grampo ao redor do octâmero do nucleossomo.
Nas células eucarióticas, o DNA forma um complexo