HOMEOSTASE
ENFERMAGEM-TURMA ‘B’
CIMARA APARECIDA ROSA
HOMEOSTASE
É o controle das condições estáveis no meio interno. Através dela fatores como a manutenção das concentrações normais dos elementos sanguíneos, temperatura, pH, balanço hídrico, pressão arterial e outras substâncias são a todo instante equilibradas no organismo.
Cada estrutura corporal, das células aos sistemas, têm um ou mais dispositivos homeostáticos que trabalham para manter o meio interno dentro dos limites normais.
A homeostase é mantida por meio de muitos sistemas de retroalimentação, um ciclo de eventos no qual uma condição no corpo é continuamente monitorizada, avaliada, modificada, remonitorizada, reavaliada e assim por diante.
No sistema de retroalimentação negativa reverte uma alteração em uma condição controlada, como regular a pressão sanguínea, por exemplo. Se um estímulo faz a pressão sanguínea subir, a pressão mais alta é detectada por barorreceptores, que enviam impulsos nervosos para o encéfalo, que interpreta os impulsos e responde enviando impulsos nervosos para o coração. A freqüência cardíaca diminui. Essa sequência de eventos retorna a condição controlada para o normal, e a homeostase é restaurada. Isso é um sistema de retroalimentação negativa.
Um sistema de retroalimentação positiva reforça uma alteração em uma condição controlada. Tendem a reforçar condições que não acontecem com muita freqüência, como o parto, a ovulação e a coagulação sanguínea. Devido a esse fato, ele deve ser desligado por algum evento fora do sistema, caso contrário, ele poderá disparar e produzir alterações no corpo ameaçando a vida.
SISTEMA NERVOSO
O Sistema Nervoso controla todas as atividades físicas, conscientes e inconscientes, sendo formado por bilhões de células nervosas (neurônio) que captam informações vindas do interior e do exterior do corpo. O sistema nervoso, com base em critérios anatômicos, se divide em: Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
SISTEMA