rosemeire
Rosimeire Couto Oliveira
(Autora)
Prof. Gracilene Ma. Almeida Muniz Braga – Email: cilene.assistentesocial@gmail.com
(Orientadora)
RESUMO
A Instituição de longa permanência Obras Assistenciais Nossa Senhora Aparecida – lar dos idosos é um local para residência coletiva, nas quais pessoas com idade avançada buscam proteção e amparo que frequentemente, não encontraram no seu ambiente familiar e social. A pesquisa teve um caráter descritivo intencional proposto em conhecer a estrutura organizacional da instituição, conhecer a atuação da profissional embasada na legislação específica ao idoso. Foi realizado estudo de caso para qual utilizaram como instrumento o diário de campo e a entrevista semi-estrutura, posteriormente aplicada á assistente social responsável pelo setor de Serviço Social. Os resultados mostram que é uma instituição filantrópica católica, com o objetivo de prestar serviço social de promoção, orientação e abrigo aos idosos acima de 60 anos e nos termos do Estatuto do Idoso. A assistente social desenvolve seu trabalho fundamentado nas leis aos idosos, na busca pela efetivação de seus direitos, atendendo-os individualmente ou em grupos, realizando visitas e participando na elaboração do plano anual de trabalho na instituição.
Palavras-chave: Assistente Social; Idoso; Instituição de Longa Permanência; Pesquisa; Políticas Públicas voltadas ao Idoso.
1. INTRODUÇÃO
O envelhecimento é um fenômeno mundial, vem crescendo de forma surpreendente, onde a estimativa para o ano de 2050 o mundo terá cerca de dois bilhões de idosos.
O envelhecimento também é uma realidade brasileira, onde deve ser visto como um processo fisiológico inerente ao ciclo da vida. Não deve, portanto, ser considerado uma condição patológica. O organismo do