tipos de depilações
DISCIPLINA: HABILIDADES TÉCNICAS EM EPILAÇÃO E DEPILAÇÃO
PROFESSORA: ZULMIRA GABRIELA MARTINS LACERDA
TEMA
A história da Epilação ou Depilação
GREEICE KELLY DE OLIVEIRA DOS ANJOS
Tecnologia em Estética e Cosmética
Cuiabá - MT
Agosto - 2014
Introdução
No Brasil particularmente, onde o clima tropical acaba ditando as tendências do vestir - saias curtas, biquines cavados, blusas sem manga -, depilar o corpo se tornou, além de um cuidado com a higiene pessoal, uma necessidade estética. Não só para a mulheres, aos poucos os homens também começaram a procurar esse serviço, seja por vaidade ou pelo que for.
Neste trabalho vou falar sobre a história da depilação e suas técnicas.
A história da depilação ou epilação
Desde a antiguidade as mulheres se depilam. Há relatos do Egito antigo de que as mulheres usavam argila, sândalo e mel para retirar pelos da axila, dando origem às técnicas de depilação com cera (cera egípcia). Na Grécia Antiga, foi desenvolvido um instrumento denominado estrigil (varinha de cerca de 30 cm com a ponta curva).
Nem mesmo os povos primitivos abriram mão da possibilidade de remover seus pelos. Há registros de que as índias não possuíam pelo pubiano. Em princípio imaginou-se que elas simplesmente tinham nascido sem ele, mas pouco tempo depois se descobriu que, na verdade, elas raspavam os pelos com a espinha do peixe-lixa (SENAC, 2004).
Na idade média (idade das trevas), havia uma preocupação muito grande com o pudor, até hábitos básicos de higiene, como tomar banho, era tido como pecaminoso. Nessa época, a depilação era totalmente condenada, e quem ousasse tirar seus pelos poderia até mesmo ser acusado de bruxaria ou heresia e pagar com a própria vida a vaidade.
Há quatro mil anos, o Egito era uma grande potência, e também considerado o berço da