CRISMA - CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Fraternidade
Quaresma
A quaresma é um período de quarenta dias, que começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Semana Santa. É um tempo instituído pela Igreja para nos lembrar dos quarenta dias que Jesus sofreu tentação no deserto (Mt 4,1-11). É um tempo destinado à penitência, à caridade, à oração. É baseado nestes três princípios para que cresçamos espiritualmente, meditando, tentando corrigir nossas falhas, ajudando o próximo. É um tempo destinado a boa preparação para a Páscoa, a mais importante festa cristã.
Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade foi idealizada inicialmente por três padres em Natal, RN, e no ano de 1962 aconteceu em nível local. Rapidamente, nos anos subsequentes, a Campanha recebeu adesão de várias dioceses até assumir um âmbito nacional e oficial sob a tutela da
CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - orgão da Igreja no país).
A Campanha da Fraternidade é realizada na Quaresma e tem como objetivo fazer uma meditação mais efetiva do ensinamento cristão no âmbito da realidade do nosso país. É uma maneira de atuação da Igreja e dos fiéis na realidade nacional e local. Tem como finalidade promover a Fraternidade na comunidade.
Durante a Quaresma, toda a Liturgia (Missas e outras celebrações) é voltada para a
Campanha da Fraternidade. Os cantos, as reflexões, homílias, etc, são voltadas para a meditação do Tema da Campanha. São convocados grupos de estudo, são dadas palestras, são definidos grupos de ação para discutir e propor ações no âmbito da campanha e para propor soluções para os problemas do país relacionados ao tema da CF, tanto a nível local como nacional. Enfim, um grande mutirão da Fraternidade, que não termina no fim da Quaresma, mas tem reflexos durante todo o ano e até nos anos subsequentes, pois cada Campanha visa continuar o trabalho anteriormente desenvolvido.
Campanha da Fraternidade 2014
Tema: “Fraternidade e Tráfico Humano”
Lema: “É para a liberdade