Tipos de curativo
Técnico em Enfermagem
HIPERTENÇÃO ARTERIAL SISTEMICA
Novembro de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 - O QUE HIPERTENÇÃO?------------------------------------------------------------------3
2 - QUAIS SÃO OS SINTOMAS?------------------------------------------------------------4
3 - QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DA PRESSÃO ALTA?---------------------4
4 - QUEM TEM PRESSÃO ALTA?----------------------------------------------------------4
5 - FATORES DE RISCO DA HAS----------------------------------------------------------5
CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------7
BIBLIOGRAFIA-----------------------------------------------------------------------------------7
INTRODUÇÃO
A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de várias doenças como, por exemplo, o acidente vascular cerebral, tromboembólico ou hemorrágico, enfarte agudo do miocárdio, aneurisma arterial (exemplo, aneurisma da aorta), doença arterial periférica, além de ser uma das causas de insuficiência renal crônica e insuficiência cardíaca.
A linha demarcatória que define HAS considera valores de PA sistólica ≥ 140 mmHg e∕ou de PA diastólica ≥ 90 mmHg em medidas de consultório. O diagnóstico deverá ser sempre validado por medidas repetidas, em condições ideais, em, pelo menos, três ocasiões46–48 (D). Os procedimentos de medida da pressão são simples e de fácil realização, contudo, nem sempre são realizados de forma adequada. Condutas que podem evitar erros são, por exemplo, o preparo apropriado do paciente, e o uso de técnica padronizada e equipamento calibrado.
1 - O QUE É HIPERTENSÃO?
Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9.
O coração é a “bomba” responsável por fazer o sangue circular por todo o nosso corpo. A força com a qual esse potente órgão