guia de historia da arte
LIVRO: GUIA DE HISTÓRIA DA ARTE
GIULIO CARLO ARGAN, MAURIZIO
FAGIOLO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE ARQUITETURA
CURSO DE GRADUAÇÃO
URBANISMO - NOTURNO
EM
ARQUITETURA
E
ARQA27 - ESTÉTICA
Professor: Daniel Juracy Mellado Paz
Aluna: Géssica de Brito Improta
Email: britoimprota@hotmail.com
Exercício 2 – ANÁLISE DE OBRA
Obra escolhida
GUIA DE HISTÓRIA DA ARTE
GIULIO CARLO ARGAN e MAURIZIO FAGIOLO.
O livro escolhido é uma espécie de guia, como o próprio título insinua. É como se os autores orientasse um principiante interessado no ramo da arte, a entender como adentrar neste mundo vasto, vinculando a História da arte tem como função estudar de estudar a arte não como um reflexo, mas como agente da história. Sendo a obra considerada arte quando esta tem importância na história da arte e contribui para a formação e desenvolvimento de uma cultura artística. E de pré-aviso este não é um livro que narra a historiografia da arte, ele pretende amadurecer o seu conhecimento e aguçar a sua curiosidade sobre o assunto.
Por capítulo e tópicos os autores vão mostrando ramificações para melhor compreensão sobre a arte. De principio o livro é dividido em dois aspectos.
O primeiro - O Perâmbulo ao estudo da história da arte - Argan ramifica os capítulos por assuntos específicos, como A função da História da Arte; A crítica da Arte; metodologias sobre a arte que são: formalista, sociológica, iconológica e estruturalista. Este aspecto é como se fosse uma introdução para o que há de vim, uma preparação para o aprofundamento de outras especificações.
No segundo aspecto - Guia Bibliográfico – O autor faz referências bibliográficas
(ele não só mostra, como também fala um pouco sobre os possíveis meios que se pode procurar o conhecimento do assunto, como enciclopédias, livros, revista, coleções); refere-se aos períodos principais da história da arte;
algumas outras metodologias; e como ele mesmo nomeia