Tipos de Convulsão
As convulsões generalizadas podem ser subdivididas:
• De ausência: geralmente ocorrem em crianças. Como o nome implica, a criança fica ausente do mundo por um breve período cerca de 3s, varias vezes ao dia (chega a 200 vezes).
• Tônicas: Crises tônicas são contrações musculares repentinas e duradouras, deixando os membros tensos, estendidos. Há perda imediata de consciência. Frequentemente há desvio dos olhos e cabeça para um lado, às vezes rotação de todo o corpo.
• Atônicas: envolvem a perda do controle muscular, fazendo a pessoa cair.
• Clônicas: Estas crises são generalizadas, na qual o componente tônico não está presente. Estão presentes somente abalos repetitivos (abalos clônicos são movimentos de flexão e estiramento dos membros de forma repetitiva e rítmica). Quando as frequências dos abalos diminuem a amplitude dos movimentos não diminuem.
• Mioclônicas: As crises mioclônicas consistem de repentinas e breves contrações musculares que lembram choques elétricos, ocorrendo em um membro, podendo propagar-se bilateralmente, inclusive em outros membros. Pode manifestar-se como abalos simples, únicos, ou repetir-se por longos períodos. Eles são frequentemente vistos em combinação com outros tipos de crise em síndromes epilépticas especiais.
• Tônico-clônicas: Em uma crise tônico-clônica generalizada, o paciente perde a consciência, cai, às vezes emite um grito ou gemido, e desenvolve rigidez generalizada (FASE TÔNICA). A respiração para repentinamente e toda a musculatura do tronco entra em espasmo. O paciente torna-se progressivamente cianótico, a cabeça fica retraída, os braços flexionados e as pernas estendidas. Logo após inicia-se a FASE CLÔNICA, quando os músculos alternadamente relaxam e se contraem, resultando em movimentos clônicos. Durante os abalos o paciente pode morder sua língua, urinar ou possivelmente defecar (liberação esfincteriana). A fase clônica pode durar vários minutos.