Meiose e Mitose
Meiose, representada pela sigla R! , é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diplóide(2n) origina quatro células haplóides(n), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Esse processo é subdividido em duas etapas: a primeira divisão meiótica ( meiose I) e a segunda divisão meiótica( meiose II). A principal característica da meiose é ser um tipo especial de divisão celular que permite aos cromossomos homólogos, presentes na célula original, se emparelharem intimamente e efetuarem um intercâmbio de material hereditário(crossing- over).
Na primeira etapa, também denominada reducional, ocorre a diminuição no número de cromossomos. Na segunda, equacional, o número de cromossomos das células que se dividem é mantido igual aos das células que se formam. Como mostra abaixo:
As duas etapas possuem fases que se caracterizam por eventos biológicos marcantes, sendo relacionadas e descritas abaixo:
MEIOSE I
* Prófase I : é uma fase muito extensa, constituída por 5 subfases.
Leptóteno - inicia- se a individualização dos cromossomos estabelecendo a condensação(espiralização), com maior compactação dos cromonemas.
Zigóteno – aproximação dos cromossomos homólogos, sendo esse denominado de sinapse.
Paquíteno – máximo grau de condensação dos cromossomos, os braços curtos e longos ficam mais evidentes e definidos, dois desses braços, em respectivos homólogos, se ligam formando estruturas denominadas bivalentes ou tétrades.Momento em que ocorre o crossing-over, isto é, troca de segmentos(permutação de genes) entre cromossomos homólogos.
Diplóteno – começo da separação dos homólogos, configurado de regiões quiasmas(ponto de intercessão existente entre os braços entrecruzados, portadores de características similares).
Diacinese – finalização da prófase I, com separação definitiva dos homólogos, já com segmentos trocados. A carioteca desaparece temporariamente.
*