Convulsão
O que é Convulsão?Uma convulsão ocorre quando há uma atividade elétrica anormal do cérebro. Essa atividade anormal pode passar despercebida ou, em casos mais graves, pode produzir uma alteração ou perda de consciência acompanhada de espasmos musculares involuntários - que é definido como crise convulsiva ou convulsão. As convulsões geralmente vêm de repente e variam em duração e gravidade. A convulsão pode ser um evento único ou acontecer repetidas vezes. Crises recorrentes caracterizam o diagnóstico de epilepsia.
As crises epilépticas podem afetar um ou os dois lados do cérebro. Os sintomas podem durar de alguns segundos a muitos minutos por episódio. Algumas sensações ocorrem como sinais de alerta para uma convulsão que vai acontecer. Essas incluem:
Sentimentos súbitos de medo ou ansiedadeSentir-se mal do estômago
TonturaAlterações na visão.
Esses sintomas podem ser seguidos de uma crise, em que a pessoa pode:
Perder a consciência, seguida por confusão
Ter espasmos musculares incontroláveis
Babar ou espumar pela boca
Cair
Ficar com um gosto estranho na boca
Cerrar os dentes
Morder a língua, que pode sangrar
Ter movimentos oculares rápidos e súbitos
Fazer ruídos estranhos, como grunhidos
Perder o controle da função da bexiga ou intestino
Mudar de humor repentinamente.
TiposExistem vários tipos de convulsão. Algumas crises são associadas a lesões cerebrais, como aquelas causadas por traumas no crânio. Com o tratamento, pode haver controle dessas crises.
Crises generalizadas
Acontece quando os dois lados do cérebro são afetados pelo ataque. Os tipos de convulsão generalizada mais comuns incluem:
Crises de ausência (pequeno mal): esses ataques têm poucos sintomas físicos, geralmente se manifestam deixando a pessoa com o olhar perdido por alguns segundos. Você não consegue chamar atenção da pessoa durante esse tempo.
Tônico-clônicas (grande