Convulsão
Sinais e Sintomas
Durante a crise a pessoa pode apresentar várias alterações no organismo, que dependem da zona do cérebro onde se fez a descarga eléctrica anormal das células do cérebro (neurónios).
- Agitação psicomotora,
- Olhar ausente,
- Os olhos podem ficar fixos na parte superior ou lateral,
- Perda da consciência (perder os sentidos) que pode causar uma queda desamparada,
- Espasmos musculares (contracções) com movimentos de contracção e flexão muscular, que podem ser suaves a muito fortes,
- Aumento da produção de saliva (sialorreia),
- Encerramento da boca com muita força, há o perigo de morder a língua e lábios,
- Descontrolo dos esfíncteres (urina e/ou fezes).
Tipos de convulsões
Os sinais e sintomas presentes numa crise convulsiva caracterizam o tipo de convulsão.
- Crise convulsiva generalizada quando há movimentos dos braços e pernas, rigidez, desvio dos olhos para um dos lados, descontrole dos esfíncteres e perda da consciência. A cara pode ficar acinzentada porque a pessoa não consegue respirar durante a crise. Consoante as características da crise, esta pode pertencer às crises de grande mal ou de pequeno mal.
Durante a crise generalizada de grande mal o doente passa pela fase tónica e fase clónica (movimentos tónico-clónicos) várias vezes e há perda da consciência.
Na fase tónica os movimentos são violentos, rítmicos e involuntários. Pode saír espuma pela boca e apresentar incontinência urinária. Estes movimentos ficam mais suaves e espaçados no final da crise.
Na fase clónica os olhos ficam virados para a zona superior, como se estivesse a olhar para a testa, os músculos ficam todos contraídos, os braços dobrados e o resto do corpo esticado. Pode haver emissão de um som característico pela boca (grito) e