Convulsão
Definição
Descarga bio-energética emitida pelo cérebro que provoca contracções musculares gerais e generalizadas."
"Ataque episódico, que resulta da alteração fisiológica cerebral e que clinicamente se manifesta por movimentos rítmicos involuntários e anormais, que são acompanhados de alterações do tónus muscular, esfíncteres e comportamento."
Convulsão generalizada aguda: descarga paroxística de neurônios cerebrais resultando em um breve fenômeno clínico caracterizado pela perda da consciência e contrações involuntárias tônico clonicas generalizadas de músculos esqueléticos.
Convulsão focal aguda: descarga paroxística de neurônios centrais localizados (por exemplo: pequeno mal, temporal, motor focal).
Estado de mal epilético: convulsões contínuas persistentes ou episódios graves consecutivos sem a restauração da consciência.
Sintomas
Durante uma crise convulsiva, em geral há uma alteração do estado de consciência. A pessoa pode ficar com o olhar “perdido”, ou aparentar estar ouvindo porém não responder nenhum questionamento. O corpo sofre tremores. Pode haver vômito, urina e defecação, uma vez que há alteração também das funções fisiológicas.
Classificação
• Convulsões Parciais ou Focais: Neste tipo de convulsão, há uma descarga elétrica anormal, proveniente do foco epileptogénico, limitada a uma região mais ou menos circunscrita do córtex cerebral. As áreas que são mais frequentemente afetadas são: o lobo frontal; temporal; parietal.
Convulsões Psicomotoras: O ataque apresenta um período de comportamento alterado, amnésia, e é incapaz de responder ao ambiente. Não há perda de consciência, no entanto, não se lembra do seu comportamento. Depois da crise, normalmente, segue-se um período de sono ou sonolência.
Outras convulsões: As convulsões focais, caracterizam-se por sintomas motores localizados. A mais frequente, é a convulsão Adversiva (olhos e cabeça viram-se para o lado oposto ao do foco epileptogénico).
• Crises não