Tipos de Controles Operacionais
Existe uma ampla variedade de tipos de controle operacionais. Alguns deles ganham maior importância dependendo das características das operações e das tarefas da empresa, da unidade organizacional ou departamento. Alguns desses controles operacionais envolvem mecanismo impessoais de controle , como a produção em linha de montagem, os quadros de produtividade e a automação do processo de operação e execução de tarefas.
Exemplo: O custo-padrão, controle de estoque, quadros de produtividade, controle de qualidade.
1- CUSTO – PADRÃO
Em geral as empresas utilizam o custo-padrão para elaborar seu orçamento de produção ou fabricação.
O Custo-padrão envolve material direto, mas a mão de obra direta e custos Indiretos. Os padrões para material direto, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação são geralmente desdobrados em dois componentes:
PREÇO-PADRÃO
QUANTIDADE-PADRÃO
2- CONTROLE DE ESTOQUE Dá-se o nome de inventário ao volume de materiais ou produtos em estoque. As empresas procuram manter estoque de materiais em processamento ou de produtos acabados em níveis adequados as necessidades. O inventário permite certa flexibilidade em seus processos de produção/operação para ultrapassar períodos de excesso ou capacidade ociosa, enfrentar períodos de demanda irregular e para obter economias em compras de larga escala.
3- QUADROS DE PRODUTIVIDADES
São quadros estatísticos que abordagem aspectos quantitativos e qualitativos do desempenho dos subordinados e que são colocados em lugares públicos para que todos tomem conhecimento. Os quadros de produtividade fornecem aos supervisores e as pessoas informações a respeito do desempenho destes, mas ao mesmo tempo também agem como mecanismo impessoal de controle, exercendo influencia direta sobre o om desempenho das tarefas.
4- CONTROLE DE QUALIDADE O Controle de Qualidade consiste em assegurar que a qualidade do produto ou serviço atenda aos padrões