Tipos De Contrato Word
qualificados brasileiros
MARCIA CARVALHO DE AZEVEDO Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo Fundação Getulio Vargas (FGV).
Professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Rua Angélica, 100, Jardim das Flores, Osasco – SP – Brasil – CEP 06132-380
E-mail: marciacarvalhoazevedo@gmail.com
MARIA JOSÉ TONELLI Doutora em Psicologia pelo Programa de Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Professora adjunta do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Avenida 9 de Julho, 2.019, 3º andar, Bela Vista, São Paulo – SP – Brasil – CEP 01313-902
E-mail: maria.jose.tonelli@fgv.br
RESUMO
192
Ao longo das últimas décadas, as relações de trabalho têm se modificado de forma contínua na direção de contratos mais flexíveis vis-à-vis relações de trabalho mais estáveis e de longo prazo. Essas transformações também têm atingido o mercado de trabalho brasileiro, ainda que este tenha características distintas das economias mais desenvolvidas. No Brasil, as relações de trabalho sempre tiveram um forte componente de flexibilidade, uma vez que o emprego formal e o informal são igualmente importantes na economia do país. Apesar da informalidade presente no cenário brasileiro, trabalhadores qualificados brasileiros mantiveram vínculos de trabalho estáveis, com contratos CLT, ao longo da segunda metade do sécu- lo passado. Entretanto, esse panorama tem sido modificado nas últimas décadas. Apesar da constatação dessas mudanças no mercado de trabalho, pesquisas que investigam a disseminação de diferentes tipos de contrato de trabalho no merca- do brasileiro são escassas. Dados referentes a profissionais qualificados são ainda mais raros. Tendo esse cenário como pano