Aula2 Ciclos Biogeoquimicos 4
1302 palavras
6 páginas
CICLO DO ENXOFREO enxofre é o 16º elemento mais abundante na crosta terrestre, constituindo
0,034% em peso,ocorrendo principalmente nas rochas, na forma de sulfatos solúveis presentes na água, nos sedimentos e nos solos.
O
H2N
CH
CH2
SH
O enxofre é indispensável na elaboração de proteínas
C
OH
cisteina
A versatilidade do enxofre deriva, em parte, da propriedade que apresenta em comum com o nitrogênio: múltiplos estados estáveis de oxidação e envolvimento de microorganismos para as suas transformações.
O enxofre é um elemento essencial à vida na Terra, sendo alguns de seus compostos de grande importância biológica: organismos vivos, incluindo plantas, assimilam espécies de enxofre, enquanto que ao mesmo tempo, várias formas de enxofre são emitidas como produto final de seus metabolismos. O enxofre representa aproximadamente 0,5% da massa seca de plantas e microrganismos e 1,3% do tecido animal.
- S reduzido é nutriente-chave para manutenção da vida (ex.: integridade estrutural de proteínas)
- S no estado oxidado (SO42-) é o segundo ânion mais abundante nos rios e oceanos
- Principal agente causador de acidez em água de chuva H2SO4
- Forma substâncias insolúveis com metais (FeS2) em solos, sedimentos e minerais -O ciclo do S é o mais intensamente perturbado pelo homem
→ combustão de carvão mineral, uso de fertilizante (sulfato de amônio), mineração (drenagem ácida), etc...
Estados de Oxidação do enxofre
Enxofre nos Compartimentos
Fluxos Globais de enxofre
Litosfera
A litosfera é o maior reservatório de enxofre, com um tempo de permanência da ordem dos 1010anos. Dentro das rochas sedimentares, os evaporitos incluem sulfatos como o gesso (CaSO4) e outros. Outros tipos de rochas, de natureza sedimentar ou ígnea, incluem sulfetos metálicos (pirites, blenda, galena, etc.).
O enxofre encontra-se ainda, na forma nativa, junto a fontes hidrotermais e em depósitos vulcânicos, à superfície ou no subsolo. Alguns depósitos de elementos sulfurosos, incluindo