Tipos de contaminação de alimentos
Tipos de Contaminação de Alimentos
Trabalho como requisito parcial para obtenção de nota para a disciplina Alimentos e Bebidas para Eventos, do curso de Organização de Eventos.
Professora: Isis Gabriela
Aracaju,
14/10/2013
1. Introdução
Visando a produção e manutenção de alimentos seguros (food safety) os órgãos competentes (MA, MS, ANVISA) instituíram legislação específica, portarias, resoluções sobre procedimentos de controle que visam à redução e eliminação dos riscos de contaminações de alimentos, desde seu preparo, processamento, passando pelo transporte, distribuição, armazenamento, até seu consumo. A importância disso está no fato de que alimentos contaminados podem acabar gerando surtos de doenças de origem alimentar, que além de afetar diretamente a saúde dos consumidores acaba gerando elevados custos para a saúde pública. A empresa também deve contabilizar, entre outros, recolhimento de produtos, perdas de produção e a publicidade adversa que levam a grandes prejuízos.
A contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo. Muitos microrganismos presentes em alguns alimentos provocam o aparecimento de intoxicações alimentares, mas infelizmente esses alimentos não apresentam alterações em seu cheiro, sabor ou aspecto. Os principais agentes biológicos capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.
2. Contaminação A contaminação é a presença indesejável de algo no alimento que comprometa a qualidade do mesmo. Essa pode ser:
Contaminação de origem física: causada por metais, pedaços de madeira, cabelos, areia, e outros produtos que podem cair nos alimentos.
Contaminação de origem química: causada por plantas tóxicas, os metais pesados, presentes ou lançados no ambiente, e os resíduos de