Bactérias
Os alimentos que consumimos normalmente contêm diversos microrganismos, resultantes da matéria-prima ou da sua introdução no seu processamento. Sendo assim as principais fontes de contaminação o solo, água, ar, animal homem e os utensílios ou superfícies em contato. Vamos estudar as fontes de contaminação dos alimentos durante o seu processamento, de onde têm origem as contaminações e como se desenvolvem m e os problemas que estes microrganismos causam ao organismo humano quando são microrganismos patogénicos.
Fontes de contaminação
Identificação dos contaminantes:
. Biológicos (bactérias, protozoários, vírus e fungos).
Motivo de contaminação:
. Manipulação inadequada, má utilização da temperatura de preparo e conservação dos alimentos, contaminação cruzada, higiene pessoal imperfeita, limpeza inadequada dos equipamentos e utensílios e contato com manipuladores infetados com o alimento pronto para consumo. Estes são os meios Que podem levar ao desenvolvimento de microrganismos.
Perigos biológicos
Os perigos biológicos podem ser considerados uma grande ameaça para a saúde podendo levar a morte. Os microrganismos são seres que não são vistos a olho nu muitas vezes só conseguimos saber se o alimento esta contaminado quando eles já estão em grande quantidade e modificam o alimento isto quanto ao aspeto, a outra forma é quando fazemos controlo do produto final.
Microrganismos
Muitos microrganismos são inofensivos e desta forma podem ser utilizados na indústria alimentar, ou então existem outros que causam infeções e decomposição dos alimentos. Para que possam desenvolver necessitam de condições adequadas como o tempo, oxigénio, tipo de alimento, temperatura, umidade e acidez. Neste caso o que nos interessa é o tipo de alimento, porque estes tipos de seres vivos também precisam de nutrientes, no entanto os alimentos que eles preferem são os que contêm muita proteína como a carne, ovo, e os lacticínios.
Ilustração 1 bactéria
Ilustração 2