Tipos de conhecimento
O conhecimento é frequentemente dividido em duas categorias:
• Conhecimento explícito: é o conhecimento que está registrado em livros, revistas, artigos, documentos de um modo geral. Esse conhecimento é fácil de articular, manipular e transmitir.
• Conhecimento tácito: é o conhecimento que existe na cabeça das pessoas, ganho através da experiência que cada uma adquiriu ao longo de sua vida.
O conhecimento tácito é o mais valioso e o mais difícil de se capturar e transmitir. Há quem afirme que o conhecimento explícito pode ser facilmente confundido com informação pura e simples, e que somente o conhecimento tácito representa o verdadeiro conhecimento. Estudos indicam que a melhor forma de transmitir conhecimento tácito é através de contato direto entre as pessoas, através de interações e da convivência, através da comunicação oral, cara a cara [5].
Tipos de Conhecimento:
Apesar da separação metodológica entre os tipos de conhecimento popular, filosófico, religioso e científico, estas formas de conhecimento podem coexistir na mesma pessoa: um cientista, voltado, por exemplo, ao estudo da física, pode ser crente praticante de determinada religião, estar filiado a um sistema filosófico e, em muitos aspectos de sua vida cotidiana, agir segundo conhecimentos provenientes do senso comum.
Para melhor entender cada um desses tipos de conhecimento, vamos inicialmente traçar um paralelo entre o conhecimento científico e o conhecimento popular, para depois sinteticamente identificar o que caracteriza cada um deles.
O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento
Ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimentos existentes. Para tal, analisemos uma situação muito presente no nosso cotidiano: O parto no âmbito popular e o parto no âmbito da ciência da medicina.
Tipos de conhecimentos que encontram-se mesclados neste exemplo:
- Empírico, popular, vulgar,