Tipos de conhecimento
1.1 CONHECIMENTO POPULAR O Conhecimento Popular é VALORATIVO por excelência, pois se fundamenta numa seleção operada com base em estado de ânimo e emoção: como o conhecimento implica uma dualidade de realidade, isto é, de um lado o sujeito cognoscente e, de outro o objeto conhecido, e este é possuído, de certa forma, pelo cognoscente, os valores do sujeito impregnam o objeto conhecido. Também pode ser REFLEXIVO, ASSISTEMÁTICO E FALÍVEL.
1.2 CONHECIMENTO FILOSÓFICO
O Conhecimento Filosófico é VALORATIVO,, pois seu ponto de partida consiste em hipótese, que não poderão ser submetidas à observação, ou seja, este conhecimento se baseia na experiência e não na experimentação, por isso ele é NÃO VERIFICÁVEL, já que os enunciados das hipóteses filosóficas, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados. É RACIONAL em virtude de consistir nim conjunto de enunciados logicamente.
1.3 CONHECIMENTO RELIGIOSO
O Conhecimento Religioso, Teológico, apóia-se em doutrinas que contem proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (Inspiracional) e por esse motivo, tais verdades são consideradas INFALÍVEIS, e indiscutíveis (exata). Suas evidências NÃO SÃO VERIFICADAS: esta sempre emplícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado.
1.4 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O Conhecimento Científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda “forma de existência que se manifesta de algum modo” (Trujillo, 1974:14). Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Constitui-se em conhecimento Falível, em virtude de não ser definitivo absoluto ou final e, por esse motivo, é aproximadamente exato: novas preposições e o desenvolvimento de técnicas