Trabalhos
Esta semana assisti o filme / documentário do Michael Jackson, o “This is it”. Achei o filme ótimo para trabalhar, entre diversas questões de trabalho em equipe e preparação, questões de liderança. É claro que por ser um filme que tem o foco de mostrar o ensaio em si, é interessante marcar os momentos para mostrar no treinamento.
Pontos a serem trabalhados: 1. Trabalho em equipe: as cenas de dança em grupo, em que todos precisam estar em sintonia, assim como com os músicos também, refletem muito este aspecto. 2. Liderança: identifiquei duas lideranças interessante, a do Michael Jackson em si e a do Diretor dele. O Michael é bem diretivo, tem uma visão clara do que quer e busca passar isso da melhor forma possível. E o Diretor dele parece ser o típico líder servidor: “O que você precisa para ter a melhor performance possível?”, busca proporcionar o melhor ambiente para que o talento do Michael possa aparecer. 3. Comunicação: Essa é uma preocupação visível no filme inteiro. O Michael Jackson se preocupa muito em falar o que espera, sua visão, de forma construtiva e, como ele mesmo fala, com amor: “Falo isso com amor”. Já no diretor achei interessante uma ou duas vezes que ele faz a checagem do que foi solicitado: “Você quis dizer tal coisa?”. Isso evita grandes desentendimentos de expectativas e muito retrabalho.
Muitos de vocês podem não lembrar de realizar uma tarefa como um jovem e ser admoestado com o ditado, "a estrada para o inferno está pavimentada com boas intenções." Reaching adulthood and becoming a leader means that you must now possess much more than mere good intentions. Atingir a idade adulta e se tornar um líder significa que você deve agora possuem muito mais do que meras boas intenções. Indeed, according to Warren Benis and Burt Namus, in their excellent book, Leaders: the Strategies for Taking Charge (reporting on what leaders do, rather than what leadership is), all true leaders have the ability to translate intention