Tipos de computadores
O supercomputador mais rápido do planeta é o IBM Blue Gene/L, desenvolvido pela IBM. Ele é composto por nada menos do que 131.072 processadores PowerPC e possui 32 terabytes de memória RAM.
Para encontro desses números, a IBM desenvolveu módulos relativamente simples, cada um contendo 2 processadores, 512 MB de RAM e uma interface de rede gigabit Ethernet, similares a um PC doméstico. Esses módulos foram agrupados em racks (chamados de nós), cada um com 128 deles. No final, chegaram a 512 racks, interligados por uma complexa malha de cabos de rede, rodando um software próprio de gerenciamento. Essa gigantesca estrutura funciona como um cluster, onde o processamento é dividido em pequenos pedaços e dividido entre os módulos.
Com aplicações váriadas, englobando principalmente pesquisas científicas, aplicações militares e diversos tipos de aplicativos financeiros e relacionados à Internet, e claro, são necessários para instituições que podem pagar muito mais do que 5 ou 10 mil dólares por um computador o mais rápido possível. Existindo demanda, aparecem os fornecedores.
Atualmente, todos os supercomputadores são construídos com base em memória, HDs e processadores, Intel, IBM ou AMD.
Ao invés de usar apenas um disco rígido IDE ou SATA, um supercomputador utiliza um array de centenas de HDs, sistemas semelhantes ao RAID, mas numa escala maior, que permitem gravar dados de forma fragmentada em vários discos e ler os pedaços simultaneamente a partir de vários HDs, obtendo taxas de transferência muito altas.
Processadores e memória RAM geralmente são agrupados em nós, cada nó engloba de um a quatro processadores e uma certa quantidade de memória RAM e cache. Isso garante que os processadores tenham um acesso à memória mais rápido .
Os nós por sua vez são interligados através de interfaces de rede, o que os torna partes do mesmo sistema de processamento, assim como neurônios interligados para formar um cérebro.
Mainframe
Um mainframe é um