Tipos de computadores
Introdução
Temos a satisfação de estar vivendo a era da Informática,em que, já há algumas décadas, todas as tecnologias giram em torno do uso de microcomputadores. Essa realidade modificou tanto a forma de aquisição, como o modo de transmissão do conhecimento. Prova disso é que hoje estamos aqui, discutindo conhecimentos através do uso de um ambiente virtual de aprendizado.
Então, podemos dizer que o computador faz parte hoje de nosso cotidiano, mesmo que nós não o queiramos por perto. Portanto, parece natural conhecer um pouco mais dessas máquinas impressionantes.
1) Tipos de Computadores
De um modo geral, pode-se pensar em computador como um equipamento capaz de armazenar e processar, lógica e matematicamente, quantidades numéricas.
Concretamente, o computador é um equipamento eletrônico, constituído por componentes mecânicos e eletrônicos que, a partir de dados de entrada, realiza um processamento, gerando novos dados como saída.
Assim, os computadores podem ser classificados quanto a sua capacidade de processamento (porte), em:
a) de Grande Porte (Mainframes)– São destinados para um grande volume de dados, têm grandes dimensões. Esses equipamentos estão distribuídos em amplas salas, e o acesso a eles normalmente é feito por terminais em ambientes remotos;
b) de Médio Porte (Minicomputadores)– São destinados a empresas que tenham um volume médio de processamento de dados. São usados em controle de processos, comunicações e sistemas de informações. Possuem uma capacidade de memória e velocidades de processamento inferiores aos de grande porte;
c) de Pequeno Porte (Microcomputadores)– Apresentam-se em diversos formatos e com diversas características. São computadores pessoais (PC), destinados ao uso de empresas que tenham um pequeno, mas variado tipo de processamento de dados.
Quanto à forma como esses computadores se apresentam fisicamente, podemos classificá-los em:
a) Servidores– São os