Tipos de ceramica
1.1 PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
O asfalto é uma estrutura composta por camadas sobrepostas de diferentes materiais compactados a partir do subleito, de forma a atender estrutural e operacionalmente ao tráfego, de maneira durável e com o menor custo possível, considerando horizontes para serviços de manutenção obrigatórios (BALBO, 2007).
Pavimento é a estrutura construída após a terraplenagem e destinada, técnica e economicamente, a: • Resistir aos esforços verticais oriundos do tráfego e distribuí-los;
• Melhorar as condições de rolamento quanto ao conforto e segurança;
• Resistir aos esforços horizontais (desgaste), tornando mais durável a superfície de rolamento;
• Resistir a intempéries e proteger as camadas inferiores da água.
De forma mais simplificada pode-se dizer que a pavimentação é uma estrutura formada por várias camadas que ao longo do tempo deve suporta a ação do trafico de veículos e do meio ambiente. (ABEDA,2006)
1.2 CAMADAS
1.2.1 Revestimentos
Também chamado de capa de rolamento, o revestimento é a camada que recebediretamente a ação do tráfego, de preferência impermeável, destinada a melhorar a superfície do pavimento quanto às condições de conforto e segurança e, diminuir o desgaste, dando uma maior durabilidade à estrutura (SENÇO, 2008).
A espessura da camada de revestimento é determinada de acordo com o tráfegoprevisto ou por critérios próprios. Para vias simples, é comum o uso de camadas de 3 cm a 5 cm. Nas autoestradas as espessuras podem chegar de 7,5 cm a 10 cm, para o pavimento (SENÇO, 2008).
1.2.2 Sub Leitos
Os esforços impostos sobre a superfície do subleito serão aliviados em sua profundidade. Deve-se, portanto, ter maior preocupação com os estratos superiores, onde os esforços solicitantes são maiores. (BALBO, 2007).
Segundo SENÇO (1997, p 15). A fundação do pavimento é denominada subleito. Com o aprofundamento no maciço, as pressões exercidas pelo tráfego são reduzidas a ponto