Tipos de arte em cerâmica
História da Arte
Gabriel Felipe Dias de Souza Borges
Marcelo dos Santos Dias
Recife 2012
Definindo cerâmica
A arte da cerâmica manifesta-se na cultura dos povos desde a mais remota Antigüidade. O estudo das técnicas de fabricação e decoração dos objetos de cerâmica é tido como o "alfabeto" de arqueólogos e historiadores, pois fornece base segura para a reconstrução de muitos aspectos da vida de antigas civilizações.
A cerâmica consiste na fabricação de objetos, tanto utilitários quanto artísticos, modelados em uma pasta composta de argila e de materiais purificadores. A argila é um material plástico, facilmente moldável, que se solidifica sob a ação do calor. Sua composição, que varia de acordo com os locais de onde seja extraída, apresenta certos elementos minerais que determinam a cor, a porosidade e dureza da peça, bem como a temperatura a que pode ser submetida sem que sofra deformações.
Os objetos de cerâmica podem ser lustrados ou esmaltados e dividem-se em três grupos diferentes de produtos - terracota, grés e porcelana -, segundo o grau de cozimento e a composição química do material utilizado.
Arte Marajoara
Por volta do ano 400 D.C, sociedades hierárquicas e regionais surgiram na Ilha de Marajó. Sob o domínio dos caciques, a nova forma de organização social passou a ser legitimada por rituais, durante os quais os pajés faziam a ponte entre o mundo terreno, o dos espíritos e dos antepassados. Por essa ponte transitavam símbolos e imagens freqüentemente concebidos durante transes alucinógenos. Nascia a arte Marajoara.
A arte Marajoara é conhecida por sua cerâmica e suas idéias tornavam-se visuais