Tipos de cabeamento
ETEC “DR. FRANCISCO NOGUEIRA DE LIMA”
ESPECIFICAÇÃO E TIPOS DE CABEAMENTO
EVELYN – Nº 09
LUCIANA – Nº 13
MARIANE – Nº 20
MAYRA – Nº 22
NOEMI – Nº 24
PROF°: LEOMAR
SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS
2013
INTRODUÇÃO
A engenharia da Automação é um dos principais pilares para o crescimento de uma indústria, sem ela não teria sido possível a melhoria contínua dos processos e melhor produtividade. Os cabos desempenham um papel fundamental neste quesito.
Atualmente, a automação assim como as redes de comunicações não ficam restritas somente ao chão de fábrica do âmbito industrial. O principal objetivo de um ambiente de rede é o compartilhamento de informações e recursos por várias máquinas com qualidade, eficiência, velocidade e segurança.
Para que isto ocorra é muito importante o correto funcionamento dos recursos físicos utilizados e com este objetivo que algumas organizações e empresas se empenharam e se empenham na pesquisa e estudo deles buscando o melhor desempenho e a satisfação para suas necessidades. O resultado desta pesquisa geram especificações de normais e padrões que são utilizados para instalações de redes e certificações de produtos.
Não deve ser economizado na hora de escolher os fios para a instalação elétrica, sempre deve ser o escolhido o tipo de fio que é mais resistente a temperatura e dimensionar os fios para que suportem pelo menos o dobro do tempo no caso de uma eventual sobrecarga, com isso fica reduzido o risco de curtos-circuitos e o risco potencial de incêndios.
Os fios também devem ser flexíveis para facilitar a instalação, serem com revestimento antichama para evitar a propagação de incêndio, e se possível com dupla camada de isolação garantindo assim maior segurança.
Há algum tempo atrás, os fabricantes e projetistas de sistemas de comunicação, desenvolviam produtos sem padrão em comum, ou seja, cada fabricante tinha seu próprio sistema de cabeamento.