Tipos de Bens
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIOR DE BACABAL – CESB
Curso: Bacharelado em Administração 2014.2
Disciplina: Microeconomia
Professor: Manoel Capiba
Aluna: Ana Camila Silva Oliveira
Tipos de bens
Bens Substitutos (ou concorrentes): São aqueles bens que possuem um produto substituto, são substituídos quando o preço de um dos produtos aumenta. Saber identificar um produto e o seu substituto é muito importante para os empresários, pois sabendo disto poderão prever a reação dos consumidores diante do aumento ou diminuição dos preços. Já os consumidores, poderão facilmente buscar um semelhante ao que buscam. Um exemplo é o uso de margarina e manteiga, que são semelhantes, podendo assim, uma substituir a outra.
Bens Complementares: São bens que geralmente necessitam de outro produto (complementar) para ser usado. Desta forma, o aumento ou diminuição no preço de outro irá afetar a procura do seu complementar. O conhecimento desse conceito possibilita o planejamento dos empresários se houver diminuição da procura de um produto. Um exemplo, açúcar e café que são consumidos em conjunto.
Bens inferiores: O desenvolvimento tecnológico, a globalização e principalmente o aumento da renda dos consumidores fazem surgir cada vez mais bens inferiores. Estes bens são substituídos por outros quando surge um com melhor qualidade e/ou mais avançado e a renda possibilita a aquisição destes. Um exemplo é a substituição da TV em preto e branco pela colorida.
Bens Superiores: São bens passam a ser mais demandados quando renda dos consumidores aumenta, são proporcionais à renda. Por exemplo, os automóveis que, aqui no Brasil, são adquiridos quando a renda dos consumidores aumenta.