Tipos de Argumentaçõ
Argumentação por citação
Sempre que queremos defender uma ideia, procuramos pessoas ?consagradas?, que pensam como nós acerca do tema em evidência.
Argumentação por comprovação
A sustentação da argumentação se dproposta de produção. Essa disposição da obra acaba por deixar a impressão de que há, em PLP, uma grande preocupação com o desdobramento teórico da questão dos gêneros instrucionas, sem, contudo, a necessária exploração da prática textual – seja na modalidade escrita, seja na modalidade falada da língua.
5ará a partir das informações apresentadas (dados, estatísticas, percentuais) que a acompanham.
Argumentação por raciocínio lógico
A criação de relações de causa e efeito é um recurso utilizado para demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação pessoal que pode ser contestada.
Após ler o texto abaixo, responda as questões:
O cientista é uma pessoa que pensa melhor do que as outras?
Antes de mais nada é necessário acabar com o mito de que o cientista é uma pessoa que pensa melhor do que as outras. O fato de uma pessoa ser muito boa para jogar xadrez não significa que ela seja mais inteligente do que os não jogadores. Você pode ser um especialista em resolver quebra cabeças. Isso não o torna mais capacitado na arte de pensar. Tocar piano ( como tocar qualquer instrumento) é extremamente complicado. O pianista tem de dominar uma série de técnicas distintas ? oitavas, sextas, terças, trinados, legatos, stacattos - e coordená-las, para que a execução ocorra de forma integrada e equilibrada. Imagine um pianista que resolva especializar-se (...) na técnica dos trinados apenas. O que vai acontecer é que ele será capaz de fazer trinados como ninguém ? só que ele não será capaz de executar nenhuma música. Cientistas são como pianistas que resolveram especializar-se numa técnica só. Imagine as várias divisões da ciência ? física, química, biologia, psicologia, sociologia ?