Tipos de amostragem
Amostragem é todo processo de recolha de uma parte, geralmente pequena, dos elementos que constituem um dado conjunto. Da analise dessa parte, pretende obter-se informações para todo conjunto. “Para saber se o bolo está bom, basta comer uma fatia.”
Tipos de Amostragem:
Os métodos para selecionar uma amostra podem ser dividos em Amostras Casuais, sistemática, estratificada ou por conglomerados.
-Amostragem Aleatória Simples
Corresponde a um método de seleção dos elementos da amostra, em que cada um deles tem uma probabilidade igual (e não nula) de ser selecionado, através de duas técnicas mais vulgarmente utilizadas para escolher uma amostra aleatória, são elas: Técnica da Lotaria e Técnica da Tabela dos Números Aleatórios.
- Amostragem Sistemática
A amostragem aleatória sistemática é uma variante da amostragem aleatória simples que se usa quando os elementos da população estão organizados de forma sequencial.
- Amostragem Estratificada
Esta técnica de amostragem usa informação existente sobre a população para que o processo de amostragem seja mais eficiente. A lógica que assiste à estratificação de uma população é a de identificação de grupos que variam muito entre si no que diz respeito ao parâmetro em estudo, mas muito pouco dentro de si, ou seja, cada um é homogéneo e com pouca variabilidade.
- Amostragem por conglomerados:
É uma amostra aleatória simples na qual cada unidade de amostragem é um grupo, ou conglomerado, de elementos.
O primeiro passa para se usar este processo é especificar conglomerados apropriados. Os elementos em um conglomerado devem ter características similares. Com regra geral o numero de elementos em um conglomerado deve ser pequeno em relação ao tamanho da população e o número de conglomerados, razoavelmente, grande.